quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Espécies: Vulcanos (Vulcans)

© Wikia.com. Símbolo de Vulcano.

PERSONALIDADE: Os vulcanos suprimem suas emoções em favor de uma rigidez lógica na abordagem da vida. Eles desaprovam a exibição ou a dependência da emoção. Muitas vezes eles têm dificuldade em se relacionar emocionalmente com as demais espécies.

DESCRIÇÃO FÍSICA: Os vulcanos têm a mesma média de altura e peso dos humanos. Suas sobrancelhas possuem uma ascendência inclinada característica e orelhas pontudas. Seu tom de pele varia de verde-oliva para o castanho escuro, em parte por causa da coloração verde fornecida pelo seu sangue baseado em cobre.

© Wikia.com. Saavik e Spock.

ORIGEM: Vulcano, o segundo dos seis planetas que orbitam Vulcanis A (40 Eridani A). Um mundo áspero, deserto de planícies queimadas, montanhas e formidável beleza.

© Wikia.com. Planeta Vulcano.

CULTURA: Os vulcanos possuem uma sofisticada e antiga cultura onde os costumes são ditados pela sua devoção à lógica. A expressão artística vulcana é formal e precisa, não pretendem evocar uma resposta emocional, mas estimulam o pensamento ou ajudam na indução de um estado de espírito meditativo. Os vulcanos também desfrutam de jogos de estratégia, de debates formais e atividades similares. Um vulcano deve aplicar a lógica para todas as situações e nunca deve ceder à emoção (incluindo emoções violentas). Se falhar, ele sofre o desprezo dos demais vulcanos. Os vulcanos veem a violência como um desperdício de recursos, tempo e vidas, e, portanto, ilógico. Se um vulcano pratica uma arte marcial, ele o faz para aprimorar seu físico e disciplinar sua mente. Acima de tudo, os vulcanos valorizam a paz e preferem agir logicamente na mediação para resolver diferenças. No entanto, eles não são tolos, e, quando um Vulcano conclui logicamente que a força deve ser combatida pela força, ele se faz um formidável adversário. A cada sete anos, com início aos 14 anos de idade, os vulcanos do gênero masculino iniciam-se na experiência do Pon Farr, em que o impulso de acasalamento emerge com irresistível força. Um vulcano que não encontra sua companheira sofre um desequilíbrio neuroquímico fatal. Ele também pode ter Plak Tow, a 'febre de sangue', quando ele perde todo o controle de suas emoções e pode lutar e matar sem hesitação. Ocasionalmente, os médicos da Frota Estelar tem desenvolvido 'curas' químicas, psicológicas ou elaborados holodecks para os episódios de Pon Farr.

© Wikia.com. Monte Seleya.

IDIOMAS: Vulcano, Federação Padrão.

NOMES COMUNS: Os vulcanos usam apenas nomes próprios, muito embora, em saudações rituais, adicionam o nome do seu pai (e as vezes mais), como em: 'Spock, filho de Sarek, filho de Solkar'.
  • Nomes Masculinos: Delvok, Lojal, Sakar, Sakkath, Sarek, Satelk, Satok, Savar, Skön, Solkar, Solok, Sonak, Soral, Spock, Stonn, Surak, Sybok, Tuvok, Vorik.
  • Nomes Femininos: Saavik, Sakonna, Selar, Senva, Sitak, T'Lar, T'Lara, T'Pan, T'Para, T'Pau, T'Pel, T'Penna, T'Pera, T'plana-tem, T'Pring, T'Shanik.

PROFISSÃO FAVORECIDA: Cientista (ou oficial de ciências de nave estelar). Os vulcanos possuem um talento aparentemente inato para assuntos científicos, desfrutando dos seus mistérios e da busca pelo conhecimento. Sua curiosidade científica natural e devoção à lógica, muitas vezes os atrai para viajar pela galáxia, seja como oficiais da Frota Estelar, diplomatas, exploradores independentes ou cientistas.

AJUSTES RACIAIS:
  • Intelecto (Intellect) [+1];
  • Força (Strength) [+2];
  • Presença (Presence) [-3]. 

© Memory-Alpha.com. Spock e Sarek.

HABILIDADES RACIAIS:
  • Edge Bônus: Foco em Perícia (audição afiada): Os vulcanos têm audição acentuada (ver página 138).
  • Edge Bônus: Psiônicos: Os vulcanos automaticamente possuem a vantagem Psiônico (ver página 136).
  • Cura Rápida Reforçada: Quando feridos, os vulcanos concentram sua força, sangue e anticorpos para os órgãos feridos por um tipo de auto-indução de hipnose. Uma vez por dia, um personagem vulcano pode entrar em transe com duração de 10 minutos para cada nível de ferida afetado (10 minutos para Health, 20 minutos para Dazed, 30 minutos para Injured, e assim por diante). No final deste período, o Vulcano recupera um número de pontos de feridas igual ao seu modificador de Vitalidade (Vitality). Quando empregada, essa capacidade de cura natural substitui o personagem para o dia (incluindo testes de Vigor feito para recuperar pontos de feridas adicionais, consulte a página 252). O personagem ainda ganha o benefício de Primeiros Socorros e testes de habilidades Medicina, no entanto. Por exemplo, o Sr. Spock sofre danos que o deixam com 1 ponto ferida na ferida Incapacitado nível. Ele concentra sua mente em seus ferimentos, entrando em um transe por 40 minutos. Depois, ele recupera perdido ferida pontos igual ao seu modificador de Vitalidade, 3. Este move-o para a categoria Ferido, e ele faz não recuperar pontos ferida adicionais devido ao descanso.Além disso, foram elegíveis para ele fazer um teste de Vigor para curar o dano, ele não seria capaz de fazer o teste (Uma vez que o seu corpo tinha realizado qualquer cura era capaz). Dr. McCoy poderia fazer um teste de habilidade para Medicina Sr. Spock dar pontos adicionais ferida, no entanto.
  • Elo Mental: Esta disciplina vulcana permite que eles compartilhem memórias com outro personagem. Ambos os participantes conhecem as origens de suas novas memórias e não causa perda de identidade ou confusão. Trate esta especialidade como uma habilidade, a partir do nível 1, o que pode ser avançado como uma habilidade de profissão. O personagem vulcano deve ser capaz de tocar seu alvo (a habilidade não funciona através de barreiras físicas, como luvas). Estabelecer um elo mental é uma ação de rodada completa. O personagem faz um teste de habilidade Elo Mental e adiciona seu modificador Psiônico, com oposição da Força de Vontade do alvo ou Escudo Mental (se o alvo resiste ativamente). Mesmo se o teste de reação do alvo for bem sucedido, o personagem pode continuar a sondar mais profundamente em seu psique como outra ação de rodada completa, iniciando um novo teste de reação, mas a um -1 para a habilidade teste. Esta penalidade é cumulativa.
  • Pinça Vulcana: Os vulcanos podem realizar uma manobra de combate, um aperto do nervo de qualquer vertebrado, segurando-o na base do pescoço (ou um centro nervoso equivalente) e aplicando a pressão de uma maneira especial. O personagem deve fazer um teste de Combate Desarmado para acertar o local apropriado. Este teste sofre uma penalidade de -5. Se usado contra um oponente que desconhece a tentativa, ignore esta penalidade. Se bem sucedido, o alvo é automaticamente atordoado por 2d6 rodadas (nenhum teste de reação é permitido).
© TrekCore.com. 'Amok Time'. Spock.

VULCANOS NOTÁVEIS: Spock, filho de Sarek e da humana Amanda Grayson, foi o primeiro vulcano à aderir a Frota. Ele serviu como Oficial de Ciências a bordo da U.S.S. Enterprise durante a lendária missão de cinco anos comandada por seu grande amigo James T. Kirk. Depois de se aposentar da Frota, Spock seguiu os passos de seu pai e tornou-se um embaixador. Ele abriu o caminho para a paz com o Império Klingon, e quase um século depois viajou secretamente para Romulus para trabalhar com o movimento Underground, na esperança da reunificação entre romulanos e vulcanos.   

© Wikia.com. Sarek.

Sarek, pai de Spock, foi um dos maiores diplomatas da Federação. Ele desempenhou um papel fundamental no debate sobre a entrada de Coridan à Federação e, mais tarde juntou-se a seu filho em uma iniciativa de paz com os Klingons. Seus princípios e argumentos lógicos conquistaram a maioria do Conselho da Federação em muitos debates. Para o fim de sua vida, ele contraiu a Síndrome Bendii, que o levou a perder o controle emocional, mas com a ajuda do capitão Jean-Luc Picard venceu o suficiente para concluir um tratado histórico com os Legarans. Ele morreu pouco tempo depois.

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.