quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Equipamentos: Tricorder

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DESCRIÇÃO: Tricorders são aparelhos manuais e sensoriais que atendem a todos os propósitos usados por membros da Frota ou organizações similares, incluindo grupos civis, científicos e de exploração, prospectores, e oficiais de segurança.

Eles contêm poderosos sensores para detectar e analisar o subespaço eletromagnético, químico, biológico, meteorológico, fenômenos e substâncias geológicas. Dentro deles há arquivos de computadores que contem informação detalhada de milhares de matérias. Tricorders também possuem um comunicador subespacial no seu interior (com alcance igual ao de um comunicador pessoal), permitindo que estes transmitam e recebam dados com outros tricorders ligados ou com o computador da nave.

ESPECIFICAÇÕES:
  • Século 24: 15.81 x7. 62 x 2.84 cm, 0.3 kg;
  • Século 23: 17 x11 x4.8, 0.5 kg.

Um personagem pode usar um tricorder para escanear um ambiente procurando algum gás ou toxina, analisar uma amostra, identificar formas de vida desconhecidas, prever o tempo e traçar as flutuações de energias não usuais. Uma simples escaneada ou análise requer um turno ou dois, análises mais detalhadas podem levar um hora, mesmo assim o tricorder pode efetuar outras funções simples durante esse tempo.

Tricordes Especiais
Por sua versatilidade, organizações desenvolveram modelos especializados com uma otimização bônus permanente. Um modelo otimizado também pode incluir um módulo periférico anexo ao topo do tricorder. O usuário pode separá-lo e usá-lo como uma sonda remota (com um alcance de 1 a 2 metros) para efetuar escaneamentos mais detalhados dos objetos. O uso de uma sonda proporciona um bônus no teste de perícia de +2. Exemplos de tricordes especializados incluem: médico, de engenharia e os variantes de segurança. 

REGRAS: Tricorders aumentam a habilidade do personagem para efetuar um número de testes. As funções de escaneamento e detecção conferem +5 de bônus na maioria dos testes feitos usando os sensores do item (Investigar, Observar, Ciência e Engenharia). Tricoders são ferramentas muito versáteis, afetando uma variedade de testes, como Ciência Planetária (Geologia) testes para localizar kelbonite, Ciência da Vida (Microbiologia) testes para identificar micróbios e Ciência Social (Arqueologia) para trazer antigas escritas. Modificadores de alcance são aplicados (ver tabela A.13, página 250).
Exemplo: Um oficial de ciências está escaneando formas de vida usando seu tricorder. O narrador pede a realização do teste de Operação de Sistema (Sensor) ou Ciência da Vida (Biologia), e atribui ao teste uma dificuldade de TN 10. Um bando de Romulanos espreita 200 metros a frente, modificando a dificuldade em +2, um total de TN 12. O jogador então rola 2d6 (8) + o nível da perícia (+3) + modificador de atributo (+2) +5= 18. O oficial de ciência então detecta os Romulanos e alerta o resto do grupo avançado. 

Para utilizar os bancos de dados do tricorder (os arquivos), o personagem deve gastar um turno inteiro de ação analisando a matéria no seu tricorder. O tricorder deve conter informação pertinente ao teste de perícia para que seja efetivo - bancos de dados de geologia para testes de ciências planetárias (Geologia), por exemplo. Tricorders usualmente contêm bancos de dados compreensivos, mesmo assim o Narrador pode reger que uma matéria falha sem suficientemente coberta pelos bancos de dados. Isso pode variar dependendo das espécies - tricorders Klingons podem contar pouca informação sobre ciência planetária – os tricorders do século 23 talvez contenham nenhum arquivo sobre Iconianos. 

Um tricorder pode ser otimizado (teste de Reparar TN 10, intervalo de uma hora) para detectar um fenômeno específico. Por exemplo, os tricorders Bajorianos usados pelo pessoal de segurança da Deep Space Nine 9 foram otimizados para executar tarefas relacionadas com a segurança (detecção e análise forense, detecção e rastreamento de campos de força e partículas anômalas, escaneamento de matérias de contrabando). O Bônus de um tricorder otimizado para detectar substâncias específicas e fenômenos específicos aumenta em +2, no gasto de diminuir os outros escaneamentos em -2. 

Tricorders podem permitir aos personagens executarem alguns testes em alcance que ordinariamente poderiam requerer um proximidade maior ou contato físico direto. Por exemplo, um personagem pode usar um tricorder para escanear uma forma de vida distante procurando por doenças ou enfermidades, mesmo que os testes sozinhos de Medicina (Diagnose) requeiram examinação com contato físico ou pelo menos uma proximidade física. 

DURAÇÃO/ENERGIA: Um tricorder médico provem 1.000 horas de uso intermitente ou 36 de uso contínuo. Células de poder dos tricorders do século 23 duram aproximadamente 80%. 

ALCANCE:
  • Tricorders do século 24: 5/25/500/2000/+0; 
  • Tricorders do século 23: 5/20/250/1500/+0. 

Como em outros sensores, Interferência (eletromagnética, física ou outra) pode inibir o alcance ou funcionamento do tricorder.

Hell, the Demon
Hell, the Demon - Curioso e sonhador. Roqueiro, NERD, Poeta nas horas vagas, RPGista, Trekker, Gamer e, possível, Jogador.