terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Frota Estelar: Principais Ordens Gerais

© MemoryAlpha.com. Starfleet Command Emblem.

Aproximadamente 24 Ordens Gerais formam os princípios básicos que guiam a Frota Estelar. Abaixo segue uma lista abreviada cobrindo as ordens de maior interesse aos jogadores.

ORDEM GERAL 1 (Primeira Diretriz): Proíbe a interferência no desenvolvimento normal de qualquer sociedade e ordena que qualquer nave ou membro da tripulação da Frota deve prevenir a violação dessa regra. Em muitos casos, essa regra é aplicada para civilizações que não desenvolveram o motor de dobra. Nem aprenderam que existem outras formas de vida que podem causar dano ao desenvolvimento da sua cultura, então muito cuidado deve ser tomado para assegurar que as equipes de primeiro contato fiquem bem escondidas.

ORDEM GERAL 2 (Proteger os cidadãos da Federação): Um dos dois mandados da Frota é defender a Federação. Essa ordem permite que oficias da frota a violem ordens ou requerimentos do dever para ajudar cidadãos da Federação em necessidade. Logo, o capitão da nave da frota que esteja em rota para uma base estrelar para inspeção regular pode invocar a Ordem Geral 2 para trocar o curso e ajudar uma colônia da Federação que está sob ataque Tholiano. Normalmente essa ordem não precisa ser referenciada. A explicação do incidente no diário do capitão é suficiente.

ORDEM GERAL 3 (Sequência de Auto Destruição): Naves são veículos potentes e inacreditavelmente sofisticados, inquestionavelmente a mais sofisticada máquina que um homem jamais construiu. O perigo de uma nave cair nas mãos erradas não é meramente que o inimigo possa ganhar tecnologia vital para melhorar sua própria frota, mas que o inimigo ganhe uma nova arma poderosa de força destrutível. Para prevenir isso, a terceira Ordem Geral permite ao capitão iniciar os sistemas de autodestruição da nave quando a captura da nave parecer iminente e a nave possuir perigo para a segurança da Federação. Se o capitão esta morto ou incapaz de avaliar, o comandante em exercício está autorizado a fazê-lo.

ORDEM GERAL 4 (Protocolos Não Obstantes): Essa ordem permite ao oficial em comando a possibilidade de contrariar os regulamentos da frota num evento de extrema ameaça a segurança da Federação (mas não Ordens Gerais).

ORDEM GERAL 5 (Bem Estar da Tripulação): Essa ordem permite ao capitão desconsiderar regulamentos e prioridades na missão com o intuito de salvar vidas de sua tripulação. Isto também previne um oficial comandante de tomar ações que poderiam prejudicar a vida dos que estão sobre seu comando.


Ordens Regulares são mais gerais, governando o comportamento dos oficias da Frota.

ORDEM 104 B (Cadeira de Comando): Esse direito descreve a estrutura das graduações da Frota, estabelecendo requerimentos de oficias juniores para responderem propriamente aos comandos dos oficias seniores.

ORDEM 14 C (Saúde no Dever): Sessão 14.C garante ao Oficial chefe Médico o direito de tirar de comando o comandante no dever se o Oficial Médico conseguir demonstrar que o oficial em comando não esta apto física ou mentalmente. O Oficial Médico deve armazenar nos dados médicos os resultados dos testes realizados e que o fizeram chegar nessa conclusão.

ORDEM 118 (Prioridade de Missão): Sessão 118 categoriza todas os tipos de missões de acordo com sua prioridade, permitindo aos oficias em comando determinarem qual missão é mais importante do que outra. A Ordem 118 permite ao comandante de uma missão rotineira (Categoria D) sair em uma missão urgente (Categoria B). Os 4 tipos de missões são:
  • Categoria A (Missões Vitais): Também conhecidas como comandos de prioridade 1, as missões dessa categoria são mais importantes do que qualquer outro tipo de missão e permitem que um capitão ignore todas as ordens e regras abaixo (Ordem Geral 4). O destino da Federação esta nessas missões, e todas as vidas da Frota são consideradas imprescindíveis para que essa missão seja completada.
  • Categoria B (Missões Urgentes): Missões urgentes normalmente envolvem resgates ou proteção da vida de milhares, se não milhões, de cidadãos da Federação. Uma nave carregando a cura de uma praga com algum problema que evite que esta chegue a seu destino, por exemplo, é uma missão urgente; Tipicamente, apenas missões vitais são mais importantes que esta categoria.
  • Categoria C (Missões Estratégicas): Essas missões normalmente envolvem segurança e defesa de recursos ou de postos avançados da Frota. Missões com grande fator de risco durante tempos de paz, como patrulhar a Zona Neutra Romulana, são missões de Categoria C porque tem grande probabilidade de perigo, como são considerados os deveres de escolta.
  • Categoria D (Missões de Rotina): São a maioria das missões da frota, uma tripulação de nave pode cuidar de várias missões de rotina ao mesmo tempo: categorizar anomalias gasosas, medir o pulsar de flutuações, pesquisar o clico da vida de uma besta Gamelana, conduzir análises, e visitar a colônia Caldos, por exemplo. Missões de Rotina incluem muitas patrulhas, explorações, e deveres de pesquisa.

Mu, the Padawan
Hell, the Demon - Curioso e sonhador. Roqueiro, NERD, Poeta nas horas vagas, RPGista, Trekker, Gamer e, possível, Jogador.