quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Profissões: Oficial Médico de Nave Estelar

© TrekCore 2005-2013. Dr. Leonard 'Bones' McCoy.

Os oficiais médicos são cientistas que se especializam na preservação da saúde e no tratamento de doenças. Eles aplicam seus conhecimentos no tratamento de lesões e na cura dos doentes. Outros se engajam na pesquisa, tal como qualquer outro cientista, buscando a cura para as doenças, o desenvolvimento de novos tratamentos, e no estudo de formas de vida alienígenas.

Os oficiais médicos de naves estelares muitas vezes enfrentam doenças exóticas, como o vírus Psi 2000 ou a doença do envelhecimento acelerado - encontram-se na linha de frente no combate às doenças. Enquanto a maioria dos oficiais médicos tende, pela natureza do seu trabalho, para a clínica geral, outros concentram-se em determinadas áreas da medicina - cirurgia, patologia forense ou em outras especialidades. Assim como os oficiais de ciência investigam os mistérios da galáxia, os oficiais médicos de naves estelares exploram o mistério da vida em todas as suas formas – formas de vida baseadas em silício, seres comedores de cloreto de sódio e muitos mais. Seja como um membro da Frota Estelar ou de outra organização, os oficiais médicos cuidam da saúde e o bem-estar da tripulação, eles tratam as lesões de batalha e as estranhas doenças que a tripulação pode encontrar no contato com alienígenas.

Oficiais Médicos em Star Trek: Dr. Julian Bashir, a Dra. Beverly Crusher, Dr. Leonard McCoy, Dra. Katherine Pulaski, Holograma Médico de Emergencia da Voyager.

Informações do Jogo

Pré-requisitos: Dever (Duty), Primeiros Socorros (First Aid) [4+], Medicina (Medicine) [3+], Operação de Sistemas (System Operation) [3+], e Investigar (Investigate) [1+].

Atributos: Intelecto (Intellect) é o atributo da profissão favorável. Ser médico exige uma grande dose de inteligência e uma faculdade para recordar um monte de informações. A elevada Presença (Presence) pode ajudar oficiais médicos com sua maneira de liderar, enquanto os médicos que visam mais ação podem optar pela Agilidade (Agility), Percepção (Perception), Força (Strength), ou Vitalidade (Vitality) como seu segundo atributo favorável.

Reações: Frequentemente expostos a patógenos alienígenas, a reação favorável para um médico é a Resistência (Stamina).

TABELA 3.14: HABILIDADES DOS OFICIAIS MÉDICOS
First Aid
Int
Life Science
Int
Medicine
Int
Physical Science
Int
System Operation
Int

Habilidades Profissionais: A seguir estão as características de um oficial médico. Um personagem do jogador automaticamente ganha uma habilidade profissional de Tier 1 (além do 'Starship Duty'). Habilidades adicionais podem ser escolhidas livremente pelo avanço (ver páginas 152-153), desde que o personagem satisfaça os pré-requisitos das habilidades.


Tier I - Habilidades Profissionais
  • Medicina de Campo: Embora o médico da nave prefira tratar pacientes doentes ou feridos na enfermaria, as emergências, por vezes, exigem tratamento médico no campo. Ao realizar os testes de habilidade Primeiros Socorros (First Aid) ou Medicina (Medicine) fora das instalações médicas, como a enfermaria, o oficial médico pode refazer um teste e manter o melhor dos resultados. Medicina de Campo (Field Medicine) pode ser usada apenas uma vez.
  • Medicina Geral: O médico de uma nave estelar deve ser proficiente em todas as formas de medicina, partido do diagnóstico de doenças comuns e tratamento de lesões físicas até a realização de cirurgias de emergência e ao tratamento de doenças exóticas. Quando o médico realiza qualquer teste de Medicina (Medicine), ele ganha um bônus de [+2] para o resultado do teste.

Tier 2 - Habilidades Profissionais
  • Diagnóstico: Porque oficiais médicos frequentemente encontram doenças exóticas, formas desconhecidas de radiações e outras substâncias debilitantes, eles se distinguem em diagnosticar a doença e identificam condições prejudiciais. Sempre que o médico faz um teste de Medicina (Medicine) para diagnosticar uma doença de qualquer espécie, ele ganha um bônus de afinidade igual à metade da sua habilidade Investigar (Investigate), arredondamento para cima. Se for bem sucedido, o diagnóstico confere um bônus para testes subsequentes de Medicina (Medicine) feitos para tratar o paciente. O valor do bônus depende do grau do teste de diagnóstico: Sucesso Marginal [+1], Sucesso Completo [+2] e Sucesso Extraordinário [+3]. Pré-requisito: Medicina Geral. 
  • Reabilitação: Os oficiais médicos são particularmente hábeis na reabilitação de pacientes, uma vez que eles foram tratados com sucesso nos Primeiros Socorros (First Aid) ou no teste de habilidade Medicina (Medicine). Desde que o médico atenda um paciente na enfermaria (ou uma instalação de tratamento médico semelhante), o médico pode reabilitar pacientes, duas vezes a mais que a taxa normal descrita na habilidade Medicina (Medicine). Em outras palavras, o paciente se recupera da lesão em dobro por dia e recupera o dobro dos pontos de ferida (Wound Points) para cada sucesso em Resistência (Stamina) curando-se naturalmente. Pré-requisito: Medicina Geral.

Tier 3 – Habilidades Profissionais
  • Imunização: Se um médico diagnostica com sucesso uma doença, ele pode realizar pesquisas para criar um antígeno, como um antídoto. O médico deve realizar um bem sucedido teste de Medicina (Research), com um tempo base de ação de 30 minutos. A dificuldade depende do grau de sucesso no resultado do teste de Medicina (Diagnosis): Sucesso Marginal (TN 25), Completo Sucesso (TN 20) ou Sucesso Extraordinário (TN 15). Se bem sucedido, o médico pode produzir automaticamente 1d6 doses de um Antígeno por gastar um total de horas em um laboratório médico, como a enfermaria ou hospital. Enquanto o antígeno evita permanentemente os efeitos adversos da toxina, radiação, doença ou condição, utilizando o antígeno de imunizar um personagem contra contrair a doença só protege o destinatário por 2d6 horas. Pré-requisito: diagnóstico ou a reabilitação.
***

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.