segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Atributos: Principais Características

© TrekCore 2005-2013. 'The Naked Time'.

No 'Decipher Star Trek Roleplaying Game CODA: Player's Guide', os atributos são tratados especialmente no capitulo 4, a partir da página 78. De modo resumido, estas são suas principais características.
Strength (STR)

Reflete a força física do seu personagem e a capacidade de exercer sua força. Você pode ser obrigado a fazer um teste de força para levantar um companheiro caído, para ganhar um torneio de queda de braço em algum bar Nausicaan, para abrir a porta da cela da prisão de Orion, ou arremessar uma sobrecarga de phaser sobre uma muralha. No jogo, a Força afeta:
  • Levantamento: quando empurrado para o seu limite máximo, você pode levantar uma quantidade de peso igual a sua Força x20 kg. Você só pode manter esse peso por uma rodada (cerca de 6 segundos);
  • Realização: você pode carregar uma carga pesando Força x5 kg sem sofrer qualquer penalidade ou obstáculos. Você pode levar até o dobro deste valor (Força x10 kg) como uma carga pesada e até três vezes (Força x15 kg) como uma carga muito pesada (vide Apêndice na página 247);
  • Lançamento: grande Força permite que você arremesse objetos mais longe do que o normal. Adicione 1 metro por +1 modificador de Força para cada incremento de alcance listado para armas de arremesso (consulte Capítulo 10: Equipamento);
  • Danos: altos valores de Força permitem infligir mais danos nas rolagens de dano para os ataques de Combate Armado e Desarmado. Adicione seu modificador de Força ao dano rolado para cada ataque bem sucedido;
  • Saúde: seu nível de Saúde é igual a sua Vitalidade (Vitality) mais seu modificador de Força (Strength);
  • Testes de Habilidade: Atletismo (Athletics);
  • Testes de Reação: Resistência (Stamina).

Intellect (INT)

Representa a inteligência geral do seu personagem, capacidade de raciocínio lógico, intuição, perspicácia e conhecimentos gerais. Sociedades que privilegiam a tecnologia e a educação, como a Federação e Vulcano, o valor de Intelecto é maior que os seus demais atributos. Raças guerreiras, mesmo as mais avançadas tecnologicamente, poderão subestimar o valor do intelecto, embora necessitem de estudos intelectuais para a execução de estratégias e táticas militares. A maioria dos testes envolvendo Intelecto (Intellect) são testes de habilidade, mas você pode ter que fazer um teste de atributo contra Intelecto para executar um computador para a auto-destruição, recordar um fato memorizado ou discernir o propósito de uma bizarra ferramenta alienígena. No jogo, o seu Intelecto afeta:
  • Testes de Habilidade: Engenharia (Engineering), Ciência (Science) e Empreendimento (Enterprise);
  • Testes de Reação: Força de Vontade (Willpower);
  • Testes de Atributo: resolver enigmas e problemas de lógica.

Agility (AGL)

Representa a habilidade de coordenação motora de um personagem. Os seres de luz ou esguios possuem maior Agilidade (Agility) do que os maiores, mais fortes - mas raças guerreiras, muitas vezes treinam este atributo para atividades marciais. Ele abrange até a destreza manual, desde os médicos, micro soldadores e outros especialistas podem desenvolver relativamente altos escores de agilidade. Você pode ser obrigado a fazer um teste de Agilidade para balançar um lustre em uma taverna argelina, ajustar circuitos positrônicos manualmente com um calibrador, isolinear ou seguir os movimentos de uma dança Andorian desconhecida. No jogo, sua Agilidade afeta:
  • Sua capacidade de atingir um alvo ao fazer um teste de habilidade Armado, Desarmado ou Combate a Distância, incluindo ataques feitos com bat'leths, phasers, jogando armas e até mesmo com os punhos cerrados;
  • Iniciativa: desde que você possa reagir à situação;
  • Testes de Habilidade: Falsificação (Forgery), Ginástica (Gymnastics) e Discrição (Stealth);
  • Testes de Reação: Rapidez (Quickness);
  • Sua capacidade reflexiva para evitar golpes em situações de combate corpo a corpo.

Vitality (VIT)

Representa a aptidão física geral de seu personagem, resistência e persistência. Moradores de regiões com alta gravidade, raças e espécies criadas em ambientes hostis podem ter uma maior pontuação de Vitalidade (Vitality). Modificado por sua Força (Strength), a Vitalidade (Vitality) determina a sua Saúde (Health), que afeta a quantidade de dano que você é capaz de suportar antes de ficar tonto, incapacitado ou morto (ver "Saúde", página 146). Considerando que a Vitalidade (Vitality) equivale a força de vida de um personagem, um teste de atributo Vitalidade resiste as rolagens de envelhecimento. Vitalidade também pode ser um importante componente nos testes de reação de Resistência (ver "Stamina", página 146) medindo a capacidade do seu personagem em resistir ao veneno, a radiação e outras doenças. No jogo, a sua Vitalidade afeta:
  • Saúde: é igual a sua pontuação de Vitalidade (Vitality) mais o seu modificador de Força (Strength);
  • Testes de Reação: Resistência (Stamina);
  • Testes de Reação: Força de Vontade (Willpower).

Presence (PRS)

Mede o carisma de seu personagem, o magnetismo, o sex appeal e a força de personalidade. Diplomatas, comerciantes, comandantes e legisladores exigem altos níveis de Presença (Presence) em suas profissões. Apesar de nenhuma raça ser inerentemente "feia", alguns (como os Klingons) têm tão pouca consideração pelos sentimentos dos outros seres que tem sua Presença prejudicada. Como demonstrados pelos personagens de Spock a Torres, Presença transcende as espécies; um alienígena carismático é atraente, independentemente de sua espécie. Um teste de atributo Presença (Presencepode permitir que você receba atenção imediata em uma sala lotada, cria uma primeira boa impressão em um carcereiro cruel e partidário ou acalme uma multidão em pânico. No jogo, a Presença afeta:
  • Testes de Habilidade: Influência (Influence), Inquirir (Inquire) e Persuadir (Persuade);
  • Testes de Reação: Juízo (Savvy);
  • Testes de Reconhecimento para membros de apoio do elenco fazem identificar o seu caráter nas massas.

Perception (PER)

Reflete a consciência do ambiente ao redor do seu personagem. Ele governa os sentidos físicos somente (embora possa afetar a sua pontuação inicial de Psi, se você tiver um, ver Psionic Edge na página 136). Os cientistas, exploradores, escuteiros e outros personagens que dependem de sua acuidade sensorial para a sobrevivência beneficiam pontuações mais alta de Percepção (Perception). Você pode fazer um teste de atributo Percepção (Perceptionpara identificar um odor peculiar, para perceber que um quarto está escurecendo, para julgar o peso aproximado ou a composição de um item pelo toque ou no caso de qualquer outra habilidade "intuitiva" para processar a informação sensorial. No jogo, a Percepção afeta:
  • Testes de Habilidade: Investigar (Investigate), Observar (Observe) e Sobrevivência (Survival);
  • Testes de Reação: Juízo (Savvy);
  • Testes de Reação: Rapidez (Quickness).

Conforme antecipado, estas são as principais características dos atributos do jogo, contudo, existem outras situações em que os atributos são utilizados e merecem a devida atenção.
Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.