domingo, 27 de janeiro de 2013

Tutorial: Combate entre Naves Estelares

U.S.S. Enterprise (NCC-1701): Órbita.

Conteúdo extraído do 'Beyond The Final Frontier' com a sequência de procedimentos e regras que deverão ser respeitadas pelos jogadores nos combates entre naves estelares no 'Star Trek RPG CODA'.


PASSO 1 - ESTABELEÇA O ALCANCE INICIAL: Batalhas de naves estelares começam na escala em que um ou ambos os combatentes detectam os outros sensores utilizando [TN 10], a menos que o Narrador use as regras de outra forma. Intervalo entre naves mudam através do uso de manobras.

PASSO 2 - ROLE INICIATIVA: Cada nave estelar envolvida na batalha faz um teste de habilidade tática; naves agem no sentido do maior para o menor resultado do teste.

ATAQUE SURPRESA: Quando o Narrador julga surpresa, faça o teste de habilidade Operações do Sistema (Sensores). Se não, a tripulação da nave estelar é surpreendida e perde iniciativa.

PASSO 3 - ESCOLHA OS ALVOS PRINCIPAIS: Todas as manobras afetam o alvo primário da nave atacante.

PASSO 4 - SELECIONE E REVELE AS MANOBRAS: Quando é chegada a vez de cada nave, a tripulação seleciona duas manobras, as revela, e faz testes de habilidades apropriadas. Cada nave pode executar duas manobras por ativação.

PASSO 5 - MANOBRAS DE ATAQUE: Naves Estelares realizam ataques através do uso de manobras, usando o seguinte processo:
  1. Teste de Habilidade: TN é igual ao escudo de proteção da nave alvo, modificado pelas manobras.
  2. Consulte a 'Tabela 7.8: Resultados dos Testes de Combate de Naves Estelares' para determinar o sucesso do ataque.
  3. Se for bem sucedido, reduza a força do escudo, tal como indicado na 'Tabela 7.9: Faixas de Força do Escudo'.
  4. Compare a penetração do ataque da nave atacante no escudo da nave alvo. Se for maior, aplique a diferença opondo a integridade da nave.
  5. Quando um nível de integridade é removido da faixa de dano, role na 'Tabela 7.10: Danos do Sistema' para encontrar o sistema danificado no ataque. Se toda a estrutura é removida, o alvo é destruído.
  6. Danos do Sistema: Remova um ponto de dano por acerto no sistema afetado. Aplique a pena listada imediatamente. Quando todas as caixas de danos do sistema são marcadas, o sistema não funciona mais.
PASSO 6 - VOLTE PARA O PASSO 4: Alguns narradores preferem rolar iniciativa a cada rodada, neste caso volte para o passo 2, mas pule o passo 3.

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.