quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Resumos: Criação de Personagem

© TrekCore 2005-2013. 'What are the little girls made of?'

Na tentativa de auxiliá-lo no preenchimento de sua Character Sheet (Ficha de Personagem) do 'Decipher Star Trek RPG CODA', segue um pequeno resumo, contendo os dez passos indispensáveis para trazer seu personagem à mesa de jogo. Confira!

PASSO 1 - CONCEITO

  1. Pense sobre qual tipo de personagem você gostaria de jogar e qual será o seu papel no jogo. 
  2. Se você escolher interpretar um oficial da Frota Estelar então qual função a bordo ele exercerá? 
  3. O narrador vai ajudá-lo a decidir sobre qual personagem melhor se encaixa ao propósito do jogo.

PASSO 2 - ESCOLHA DA ESPÉCIE (Player’s Guide p. 28)

  1. Escolha uma espécie para o seu personagem. Registre todos os ajustes de atributos listados na descrição da espécie. Esses ajustes podem levar um atributo acima de 12;
  2. Tome nota de todas as habilidades da espécie.

PASSO 3 - ESCOLHA DA PROFISSÃO (Player’s Guide p. 50)

  1. Escolha a profissão do seu personagem. No jogo, há nove opções;
  2. Escolha dois atributos favoráveis e uma reação favorável para seu personagem;
  3. Tome nota das suas habilidades profissionais;
  4. Escolha um primeiro nível de habilidade. Se você estiver criando um oficial de nave estelar, automaticamente você receberá a habilidade profissional "Dever" (Duty);
  5. Em seguida, na criação de um oficial de nave estelar, escolha uma profissão de Elite. Escolha uma habilidade profissional da Profissão Elite de nível 1.

PASSO 4 - GERANDO ATRIBUTOS (Player’s Guide p. 78)

  1. O narrador informará qual será o método de geração de atributos utilizado.
  2. Aleatório: Role 2d6 nove vezes e mantenha os seis melhores resultados. Distribua tais pontuações aos atributos que você escolher;
  3. Conjunto Padrão: Distribua as seguintes pontuações aos seus atributos da maneira que você achar conveniente: 10, 9, 7, 7, 5 e 4. Distribua mais 8 pontos entre as suas pontuações. Não é permitido aumentar um atributo acima de 12 pontos;
  4. Anote os modificadores dos seus atributos.

PASSO 5 - CALCULE AS REAÇÕES (Player’s Guide p. 145)

  1. Calcule as reações, escolhendo o valor mais alto dos dois modificadores de atributos especificados. As reações podem ser modificadas de acordo com a espécie ou Edges.

PASSO 6 - HABILIDADES DA ESPÉCIE (Player’s Guide p. 85)

  1. Cada personagem recebe um número de habilidades de espécie igual ao seu "Intelecto" (Int) x3. Uma habilidade escolhida lhe dá um nível na habilidade selecionada. Quando você escolhe uma habilidade de espécie, você também deve escolher uma especialidade apropriada para a cultura do seu personagem e do mundo em que ele foi criado. Lembre-se, o número máximo de níveis de habilidade que um jogador pode iniciar o jogo é 6.

PASSO 7 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL (Player’s Guide p. 87)

  1. Escolha um pacote que melhor descreva seu personagem;
  2. Grave as habilidades listadas sob o pacote selecionado. Os humanos e os trills ganham duas habilidades extras neste ponto, porque eles possuem a habilidade da espécie hábil;
  3. Você pode escolher uma Edge agora ou aguardar o passo de Desenvolvimento Profissional do personagem;
  4. Você deve pegar um Flaw para receber uma Edge extra. O número máximo de Flaws que um personagem pode ter no início do jogo é 2.

PASSO 8 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PG p. 90)

  1. Escolha o pacote que melhor se adapta a sua concepção do personagem;
  2. Registre as habilidades e as Edges listadas no pacote selecionado;
  3. Se você não fez isso durante a etapa de Desenvolvimento Pessoal, você pode escolher uma Edge extra neste momento;
  4. Você pode pegar um defeito (Flaw) para receber uma vantagem (Edge) extra. O número máximo de falhas que um personagem pode ter ao começar o jogo é 2;
  5. Adicione (+1) graduação de habilidade para cinco habilidades profissionais. Estas podem ser habilidades alocadas pelo pacote de desenvolvimento profissional escolhido ou qualquer habilidade profissional da lista (veja passo 3). Você pode adicionar a uma determinada habilidade mais de uma vez ou adicionar a cinco habilidades diferentes. Você pode usar habilidades individuais para comprar especialidades adicionais para Habilidades Profissionais.

PASSO 9 - AVANÇOS (Player’s Guide p. 152)

  1. Para iniciar o jogo com um personagem experiente, aplique um avanço por período de tempo definido pelo narrador. Este é normalmente um avanço por ano de serviço;
  2. Se o personagem estiver servindo como um chefe de departamento ou outro comandante, aplique o pacote de Chefe de Departamento para alcançar o grau necessário.

PASSO 10 - ACABAMENTO

  1. Indique as habilidades favoráveis em sua ficha de personagem. Estas são as habilidades profissionais, pacote habilidades de desenvolvimento profissional e habilidades da espécie. São habilidades mais fáceis de aumentar através de avanço;
  2. Calcule a "Saúde" (Health). Ela é composta pela soma do seu atributo "Vitalidade" (Vitality) mais seu modificador de atributo "Força" (Strength);
  3. Registre os "Pontos de Coragem" (Courage Points). Serão 3, ao menos que sejam aumentados pela espécie, profissão ou avanço do personagem;
  4. Registre o "Renome" (Renown). Será 0, ao menos que seja aumentado por algum pacote de desenvolvimento ou avanço;
  5. Registre o valor de "Defesa" (Defense). É igual a 7 mais o modificador de "Agilidade" (Agility).

Pronto! Seu personagem está devidamente criado. Divirta-se!

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.