sábado, 26 de janeiro de 2013

Glossário: Star Trek RPG CODA

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Os seguintes termos aparecem ao longo de Star Trek RPG. Mesmo que você já esteja familiarizado com jogos de RPG, ou até mesmo com este jogo, o glossário abaixo deve ajudá-lo em novas descobertas. Consulte e tome nota!


ACADEMIC TEST: Uma rolagem de dados envolvendo o conhecimento do personagem, tal como quando a estação chuvosa ocorre em Rigel VI, como um motor de dobra funciona, ou conhecendi o atual chanceler do Império Klingon. Os modificadores acadêmicos podem afetar estes testes.

ACTION: Quando seu personagem faz algo, é uma ação. Cada personagem pode ter duas ações por rodada de tempo de jogo.

ADVANCEMENT: Personagens desenvolver e melhorar como que aprender com as suas experiências, boas e ruins. Quando um personagem ganha um certo número de pontos de experiência, ele avança, ganhando a oportunidade para melhorar os atributos e habilidades ou adquirir novas competências e habilidades.

ATTRIBUTE: Uma das seis qualidades inatas dos personagens - Força (For), Intelecto (Int), Agilidade (Agl), Vitalidade (Vit), Presença (Prs) e Percepção (Per).

ATTRIBUTE TEST: Um teste das qualidades inatas do seu personagem, como levantar um objeto pesado ou saltar através das rochas escorregadias. Para fazer um teste de atributo, role 2d6 e some seu modificador de atributo.

BONUS: Um modificador positivo para uma rolagem de dados ou um ajuste negativo para um teste com número alvo (TN).

COURAGE: Representa a bravura e a engenhosidade do seu personagem. Você usa Coragem para melhorar os resultados dos testes, ganhando um bônus (+3) por pontos de Coragem gastos.

CREW or CREWMEMBERS or TRIPULANTES: Seu grupo de personagens.

DIE ROLL: Uma rolagem de dados, feita sempre que há uma chance do seu personagem falhar em determinada ação.

DIFFICULTY: O nível de desafio associado a determinado teste, sendo estabelecido pelo número alvo (TN) - Rotina (5), Normal (10), Difícil (15), Desafio (20), e Virtualmente Impossível (25+).

EDGE: Um traço dando ao seu personagem uma vantagem.

EPISODE: Uma aventura de Star Trek completa, muito parecido com um episódio de televisão. Um episódio pode exigir várias sessões de jogo para ser concluído.

EXPERIENCE POINTS: uma medida numérica das conquistas do seu personagem. Você ganhará pontos de experiência durante cada episódio de acordo com as ações de sucesso do seu personagem.

EXTENDED ACTION: Uma ação que requer toda a sua atenção por um período prolongado, tal como a reparação da velocidade de dobra na sua nave.

FLAW: Uma peculiaridade que dificulta seu personagem.

FREE ACTION: Uma ação que requer pouco tempo ou esforço, tal como chamar por ajuda ou deixar cair sua arma. Não requer a utilização de qualquer uma de suas ações para a rodada.

FULL-ROUND ACTION: Uma ação que requer total atenção, tal como a estabilização de um tripulante ferido. Requer o uso de todas as suas ações para o rodada.

HEALTH: A medida da saúde e da condição física do seu personagem. Health é composta pelos pontos do atributo Vitalidade adicionando a pontuação do modificador de Força. Consulte 'Nível de Ferimentos" e "Pontos de Ferimentos".

INITIATIVE TEST: A velocidade nos testes de reação usada para determinar a ordem na qual os personagens atuarão nos encontros de combate.

MAIN CAST CHARACTER: Veja Crew.

MODIFIER: Bônus ou penalidade aplicada ao resultado de determinado teste.

MOVE ACTION: Ações que permitem mover-se em certa distância, dependendo se você corre, anda, rasteja, sobe ou nada.

NARRATOR: O jogador que retrata a apoia os personagens do elenco, cria o episódio para o jogo, e atua como árbitro.

NON-PROFESSIONAL SKILL: Habilidade que você pode possuir e não está relacionada à sua profissão.

PENALTY: Modificador negativo para uma rolagem de dados ou ajuste positivo para um teste com número alvo (TN).

PHISICAL TEST: Uma rolagem de dados testando uma ação física, tal como um disparo de phaser, reparando um tricorder, ou explorando uma nebulosa. Modificadores físicos são aplicados nestes testes.

PLAYER CHARACTER (PC): Personagem controlado por um jogador, sendo um dos principais protagonistas do episódio. É um dos membros da tripulação.

PROFESSION: Carreira profissional ou vocacional perseguida pelo personagem durante o jogo – diplomata, comerciante, místico, cientista, ladrão, soldado ou oficial.

PROFESSIONAL ABILITY: Um talento ou habilidade especial do seu personagem derivada de sua profissão.

PROFESSIONAL SKILL: Habilidade adquirida em virtude de sua profissão.

QUICKNESS: Tipo de reação que representa seus reflexos. Usado para determinar a iniciativa, esquivar de ataques, ou evitar algumas surpresas.

REACTION TEST: Rolagem feita para evitar algo, como: esquivando pedras caindo, suportando um elo mental vulcano, ou resistindo ao vírus Psi 2000. Aplica-se um modificador de reação apropriado nestes testes.

REACTION: Uma das quatro qualidades do personagem usadas para testes de reação – Stamina (Vigor), Quickness (Rapidez), Willpower (Força de Vontade) e Savvy (Juízo).

RENOWN: Medida da fama ou infâmia de um personagem. Usada para determinar se outros reconhecem o personagem, e para modificar determinados testes sociais.

ROUND: Corresponde ao tempo de seis segundos durante o combate ou outros encontros onde o tempo é fundamental.

SAVVY: Tipo de reação que representa o senso comum e a perspicácia do personagem. Usado para resistir às tentativas de persuasão ou blefe.

SCENE: Encontro simples entre personagens ou evento comum. É semelhante às cenas dos episódios de televisão.

SERIES: Coleção de histórias relacionadas, com os mesmos personagens.

SKILL: habilidades, aptidões e conhecimentos do seu personagem.

SKILL TEST: Modalidade de teste influenciada pela formação do seu personagem, como: reparação de um motor de dobra ou exploração das formas de vida de um planeta. Para fazer um teste de habilidade (Skill Test) role 2d6 e adicione ao valor da sua habilidade o modificador de atributo apropriado ao total dos dados.

SOCIAL TEST: Rolagem envolvendo a interação entre dois personagens, como: a negociação por um preço menor ou mediação de uma disputa. Aplica-se um modificador social apropriado nestes testes.

SPECIES ABILITY: Similar a habilidade profissional (Skill Ability), este é um talento ou habilidade especial derivada da espécie do seu personagem.

SPECIE: Trata-se da espécie do seu personagem: Bajoran, Betazoid, Cardassiano, Ferengi, Humano, Klingon, Ocampa, Talaxian, Trill, ou Vulcano.

STAMINA: Tipo de reação que representa a tenacidade e a resistência do personagem. É utilizado para resistir a algumas lesões e para curar danos.

SUPPORTING CAST: Personagens não controlados por jogadores, mas pelo narrador. Também chamados de 'non-player characteres' (ou NPCs).

TARGET NUMBER: Pontuação que o jogador deve atingir ou superar para ter sucesso em determinado teste.

TEST: Rolagem de dados para determinar se o personagem obteve sucesso ou fracasso em determinada ação.

TEST RESULT: Resultado da rolagem de dados após a aplicação dos modificadores.

TRAINED: Ter pelo menos uma graduação em determinada habilidade, como 'Arma de Energia 1' significa que o personagem é 'treinado' naquela habilidade.

TRAIT: Característica do seu personagem não medida pelos atributos, reações, perícias ou habilidades profissionais. Exemplos incluídos: visão aguçada, vulnerabilidade para doença ou a capacidade de resistir maiores danos. Os 'Traits' qualificam-se como 'Edges' e 'Flaws'.

UNTRAINED: Não possuir níveis em determinada habilidade específica significa que um personagem é 'inexperiente' na área. Algumas habilidades não podem ser usadas sem treinos, se chamado a fazer um teste usando essa habilidade, o personagem deve ser treinado, a fim de executar a ação e fazer o teste.

UPGRADE: Algumas características e habilidades podem ser aprimoradas, o que significa dizer que o seu personagem pode gastar escolhas de avanço para adquiri-las mais de uma vez.

WILLPOWER: Tipo de reação que representa a força de vontade e coragem do personagem. É usado para resistir ao controle da mente, a tortura e a alguns tipos de testes sociais.

WOUND LEVEL: Esta é uma medida do estado de saúde ou lesão do personagem. Existem cinco níveis de ferimentos, sendo: Dazed, Injured, Wounded, Incapacitated e Near Death. Dentro de cada nível de dano, um personagem pode resistir uma quantidade de dano igual à sua saúde. Se ele leva mais do que isso, ele cai para o próximo nível de ferida e imediatamente começa a sofrer penas físicas, como consequência de seus ferimentos.

WOUND POINTS: Medida física que o personagem pode suportar antes de cair ao nível da ferimento seguinte.

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.