sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Saúde (Health): Principais Características

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Cada personagem tem uma pontuação de Saúde (Health) igual ao seu atributo Vitalidade (Vitality) mais seu modificador de Força (Strength). Saúde representa o número de ferimentos que um personagem pode sustentar antes de cair para o nível de dano imediatamente inferior. Por exemplo, o tenente Richards tem Vitalidade (Vitality) 7 e um modificador de Força (Strength) de 1, dando-lhe uma saúde de 8. Ele pode suportar 8 pontos de dano antes de se tornar atordoado (Dazed), e outros 8 pontos antes de cair para Lesionado (Injured). Certos traços ou habilidades de espécies modificam a Saúde do seu personagem e ela pode melhorar ao longo do tempo através de experiência e avanço. Calcule a Saúde inicial do seu personagem e anote em sua ficha.


Níveis de Ferimentos

Como os personagens sofrem danos, o progresso tem um certo número de níveis de feridas que descrevem o seu grau de lesão. Após Saudável (Healty), estado normal de um personagem, os níveis de feridas restantes são Atordoado (Dazed), Lesionado (Injured), Ferido (Wounded), Incapacitado (Incapacitated) e Perto da Morte (Near Death). Abaixo de Perto Morte indica que o personagem morreu por sustentar lesões. Dentro de cada nível de ferimento, um personagem pode resistir a uma quantidade de dano igual à sua Saúde. Quando um personagem tiver acumulado quantidade de dano igual à Saúde do seu nível de ferimento atual, ele cai para o próximo nível e começa acumular danos novamente. Como um personagem cai de um nível de ferimento para outro, as suas lesões começam a comprometer a sua capacidade de executar ações, resultando em penalidades que se aplicam a todos os testes físicos (e relacionados com o combate), assim como a maioria dos testes acadêmicos (páginas 242-252 do Apêndice e do ‘Decipher Star Trek RPG: Narrator’s Guide’ para obter mais informações).

TABELA 8.5: EFEITOS DOS FERIMENTOS
Nível de Ferimento
Efeitos da Lesão
Healthy
Nenhum
Dazed
Realiza testes em -1
Injured
Realiza testes em -3
Wounded
Realiza testes em -5
Incapacitated
Realiza testes em -7
Near Death
Realiza testes em -9

As penalidades dos ferimentos não se aplicam aos testes de reação Resistência (Stamina) feitos para se recuperar de uma lesão. A gravidade da lesão está considerada para o TN destes testes reacionais.


Anotando os Danos

Como um personagem sofre danos, é importante segui-los na ficha de personagem. A ficha de personagem inclui 20 círculos ao lado dos títulos ‘Healty’, ‘Dazed’, ‘Injured’, ‘Wounded’, ‘Incapacitated’ e ‘Near Death’. Ao criar seu personagem você deve fazer um traço nos círculos que representam a diferença da sua estatística de Saúde, ou seja, a quantidade de círculos que deverá ser riscada é igual a 20 menos a sua estatística de Saúde, a contar da direita para a esquerda. Repita esse processo para cada nível de ferimento. Por exemplo, se a saúde de seu personagem é de 6 faça um traço nos 14 círculos, começando pela direita, de cada nível de ferimento. Restando seis círculos em cada nível, isto é, a sua Saúde inicial. Na medida em que seu personagem sofre dano, os círculos restantes vão sendo marcados da esquerda para a direita, iniciando no ‘Healthy’. Uma vez que seu personagem tomou 6 pontos de dano, todos os círculos em ‘Healty’ estarão marcados e seu personagem cai para o nível de ferimento ‘Dazed’. Atordoado, seu personagem imediatamente sofre os efeitos da lesão (penalidades) associados com o referido nível. Consulte a Tabela 8.5.

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.