quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pontos de Experiência: Principais Características

© TrekCore.com 2005-2013. Jean-Luc Picard.

Depois que completam uma missão ou aventura, os personagens ganham pontos de experiência. O Narrador atribui pontos de experiência com base na forma como os personagens foram conduzidos durante a missão, se eles tiveram sucesso ou não, a qualidade do roleplaying envolvido entre outros fatores.

Para cada 1.000 pontos de experiência do seu personagem, ele sofre um avanço. Um avanço representa como ele evoluiu e se desenvolveu com base nas suas experiências e desempenho durante suas missões recentes.

Cada vez que seu personagem avança, você pode fazer cinco Escolhas (Picks) da Tabela 9.1: Escolhas de Avanço. Você pode usar as escolhas do seu personagem para melhorar um atributo, atualizar um traço ou aprender uma nova habilidade. Algumas habilidades exigem mais do que uma escolha, por exemplo, um personagem deve gastar três escolhas para adicionar um ponto de Coragem.

EXEMPLO: R'kroh, ganha 1000 pontos de experiência, o suficiente para avançar em sua profissão como um soldado. Ela quer adquirir o Tier 1 habilidade especial Arma Favorecida (Favored Weapon), que irá afetar a forma como ela avança sua habilidade bat'leth. Então ela gasta três de seus cinco escolhas de avanço para adquiriri-la. A capacidade de Arma Favorecida permite que ela avance na habilidade chamada (Armas Klingon Tradicionais) por +2 para cada avanço que ela dedica para melhorar essa habilidade, assim ela dedica suas duas escolhas restantes para melhorar as Armas Klingon Tradicionais, aumentando efetivamente seu nível de habilidade para +4 (+2 por avanço, com os avanços para uma habilidade profissional custando uma escolha cada).

TABELA 9.1: ESCOLHAS DE AVANÇO
Escolhas
Efeitos
1
+1 nível de habilidade profissional
1
Ganhe nova especialidade para uma habilidade existente
2
Ganhe nova Edge ou aumente uma Edge existente
2
+1 nível de habilidade não profissional
2
+1 reação favorecida
2
+1 Renome
3
+1 reação não favorecida
3
+1 Coragem
3
Ganhe nova capacidade profissional ou aumente uma capacidade profissional existente
4
+1 atributo favorecido
5
+1 atributo não favorecido
5
+1 Saúde

NÍVEL DE HABILIDADE PROFISSIONAL: Cada escolha gasta numa habilidade profissional aumenta-a em +1. Por exemplo, um personagem com Operação do Sistema (System Operation) [+2] com dois como uma habilidade profissional usa dois picaretas para aumentar seu nível de habilidade por 2 (para um total de Sistema Operação 4). Cada vez que seu personagem avança, você pode usar não mais do que duas escolhas por habilidade profissional. 

NOVA ESPECIALIDADE: Você pode usar uma escolha de avanço para adicionar uma nova especialidade para uma habilidade existente. Por exemplo, adicione a especialidade (Transporte) para a habilidade de Operação do Sistema requer uma escolha. Cada especialidade fornece um tempo de +2 bônus para os testes de habilidades relacionadas.

GANHO OU AUMENTO DE EDGE: A nova ou melhorada Edge tem efeito para a sessão próximo jogo, apesar que alguns Narradores podem exigir um período de treinamento para justificar a
nova habilidade.

NÍVEL DE HABILIDADE NÃO PROFISSIONAL: Para cada duas escolhas dispendidas para melhorar uma habilidade não profissional, aumente o nível de habilidade em +1. Cada vez que seu personagem avança, você pode usar não mais do que uma escolha por habilidade não profissional.

REAÇÃO FAVORECIDA: Para cada duas escolhas alocadas para uma reação favorecida, adicione um modificador para a reação total. Por exemplo, melhore a Rapidez de 2 para 3 gastando duas escolhas de avanço. Cada vez que seu personagem avança, você pode atribuir um máximo de quatro escolhas por reação favorecida.

RENOME: Aloque duas picaretas para seu personagem e melhore seu nível em +1.

REAÇÃO NÃO FAVORECIDA: Para cada três escolhas usadas para melhorar uma reação não favorecida, adicione um total de reação para o modificador. Cada vez que seu personagem avança, você pode atribuir um máximo de duas escolhas por reação não favorecida.

CORAGEM: Para cada três escolhas, aumente a Coragem em +1.

CAPACIDADE PROFISSIONAL: Você pode ganhar uma nova capacidade profissional ou atualizar a capacidade profissional existente, por três escolhas de avanço. A nova ou melhorada habilidade tem efeito na sessão do próximo jogo, embora alguns Narradores possam exigir um período de treinamento para justificar a nova habilidade.

ATRIBUTO FAVORECIDO: Por quatro escolhas, você pode melhorar um atributo em +1. Por exemplo, por quatro escolhas, você pode melhorar a Vitalidade do seu personagem de 6 para 7. Recalcule os modificadores de atributos, se necessário. Melhorados os modificadores de atributos afetam os testes de habilidades relacionadas, por exemplo, aumento no Intelecto de 11 para 12 aumenta o modificador de Intelecto de 2 para 3, o que afeta todos os testes relacionados com a habilidade Int. Embora os modificadores de reação sejam inicialmente derivados dos modificadores de atributo, o aumento nos modificadores de atributos resultantes de avanço não afetam as reações.

ATRIBUTO NÃO FAVORECIDA: Por cinco escolhas, você pode melhorar um atributo não favorecido.

SAÚDE: Por cinco escolhas, aumente a Saúde do seu personagem em +1. Este aumento afeta o número de pontos de ferimentos que o seu personagem possui em cada nível de ferimento.

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.