quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Espécies: Cardassianos (Cardassians)

© Wikipedia: Cardassia's Badge.

PERSONALIDADE: A maioria das outras espécies considera os cardassianos agressivos, duros, xenófobos, e capazes de grandes habilidades, astúcia e eloquência. Os Cardassianos preferem lidar com os outros a partir da imposição da força sempre que possível, seja força militar, intelectual ou social.

DESCRIÇÃO FÍSICA: Descendentes de uma espécie com características de répteis e mamíferos, existem Cardassianos com pele cinza e cabelo preto. Eles são tão altos quanto os humanos, mas são um pouco mais pesados e mais amplos. Vértebras alongadas cobertas com placas scalelike apoiam seus pescoços. Os cumes da testa segmentados quase cercam seus olhos, pois eles têm um pouco menos pronunciadas cumes não-segmentados ao longo do nariz, queixo e linha da mandíbula. A chufa, ou em forma de colher verticais protrusão, destaca-se a partir do centro da testa.

ORIGEM: Cardassia Prime, o terceiro dos oito planetas que orbitam a estrela Cardassia.

CULTURA: Os Cardassianos já possuiram uma rica e vibrante cultura, mas como seu mundo tem poucos recursos, eles eventualmente encontram-se ignorando questões mais elevadas para concentrar-se na simples sobrevivência. O resultado foi vereshvar, um declínio gradual da civilização Cardassiana que durou séculos. A arte e a religião foram abandonadas em uma luta desesperada pela sobrevivência, que deu origem a ditadura militar. Nos séculos 23 e 24, o Comando Central (os militares) e a Ordem Obsidiana (a agência de inteligência) dominaram Cardassia. Agressivamente, os cardassianos voltaram-se para fora de seus domínios para resolver seus problemas de recursos. Seu primeiro encontro com os Klingons levou as duas espécies a 18 anos de guerra. Da mesma forma, eles se aproximaram da Federação com suspeita e desconfiança, talvez vendo a Federação como um adversário na busca por recursos e impedimento de sua capacidade de expandir. O exemplo mais famoso de sua implacável exploração de outros mundos pode ser melhor visto em Bajor. Embora essa cultura militarista elogiou a devoção ao Estado e pretendia premiar os cidadãos com base no mérito, pessoais contatos e influência (Vesala) eram o que realmente importava. Entre os Cardassianos, que você sabe que é mais importante do que o que você sei. Outra tradição Cardassian para sobreviver é a devoção à família; Cardassianos normalmente dão preferência a membros da família em relação aos de fora, o que por vezes leva a alguém segurando não uma posição por causa de suas habilidades, mas sim por causa de seu parentesco. O preço para o fracasso, no entanto, varia do exílio até a morte. Isso mesmo! O oficial mais indigno aprende rapidamente o seu trabalho. Se Após a Guerra Dominion, que deixou mais de 800 milhões de cardassianos mortos, eles podem traçar um mais recente, melhor curso e deixar vereshvar para trás... ou continuar a descer o mesmo caminho terrível.

IDIOMA: Cardassian.

NOMES COMUNS: Os Cardassianos colocam seu primeiro nome seguido do nome da família.
  • Sobrenomes: Belor, Damar, Darhe'el, Dukat, Entek, Evek, Garak, Ghemor, Hadar, Jasad, Khoreth, Kovat, Lang, Madred, Makbar, Marratt, Marritza, Moset, Ocett, Pa'Dar, Rejal, Tain, Zarale.
  • Nomes masculinos: Aamin, Crell, Elim, Enabran, Ghosar, Hogue, Mekor, Meros, Poren, Rugal, Talarn, Tekeny, Veroz.
  • Nomes femininos: Dejar, Gilora, Heena, Iliana, Natima, Rekelen, Ulani. 

PROFISSÃO FAVORECIDA: Soldado. Os membros do Comando Central orgulham-se de servir a União Cardassiana, a agressão inimiga frustrando e estendendo-se os limites da União através da exploração e conquista. Outros Cardassianos tornam-se Rogues (espiões da Ordem Obsidiana, por exemplo) ou comerciantes. Graças à atual turbulência política e social no âmbito da União, as oportunidades para cardassianos se tornarem aventureiros têm-se multiplicado geometricamente.

AJUSTES RACIAIS: Percepção (Perception) [+1], Vitalidade (Vitality) [+1], Agilidade (Agility) [-1] e Presença (Presence) [-1]. Os Cardassianos são perceptivos, mas a sua xenofobia e arrogância tornam a espécie menos carismática, e sua anasi-reptiliana fisiologia a deixam mais robusta, mas um pouco mais lenta.

HABILIDADES RACIAIS:
  • Edge Bônus: Memória Fotográfica: Todos os Cardassianos recebem treinamento mental intenso durante a infância. Consulte a página 134.
  • Edge Bônus: Limiar de Dor Alta: A pele grossa e corpo rígido permitie-lhes tolerar a dor melhor do que outras espécies. Consulte a página 135.
  • Devious: Mesmo a relação mais inócua com um Cardassiano poderia ser parte de uma complexo enredo. Cardassianos ganham um bônus racial nos testes de habilidade Influência (+2).
  • Curiosos: Os Cardassianos geralmente são bons em extrair informações de outras pessoas, por meio de interrogatório cuidadoso ou subterfúgios. Os personagens Cardassianos recebem um bônus racial nos testes de habilidade Inquérito (+2).
  • Vesala: Corrupção, tráfico de influência, enxerto e nepotismo afligem a sociedade Cardassiana, muitas vezes é que uma Cardassian sabe, não o que ele sabe, que importa. Cada Cardassian tem Vesala, uma vasta e elaborada rede de contatos pessoais, influência, e amigos que o ajuda na obtenção das coisas. Alguém faz um favor para ele e ele faz outro favor em troca e, assim, eles usam e troca Vesala. Um benefício ganhos Cardassian melhorada de seu Renome, melhorando suas chances de persuadir outro Cardassian para ajudá-lo (por causa de seu status) ou intimidar um companheiro Cardassiano para obter informação sigilosa (por causa de seus poderosos contatos). Ao fazer testes de Influência, Intimidar, Negociar, e Persuadir testes envolvendo outros Cardassianos, o caráter adiciona seu modificador de Renome automaticamente para a habilidade teste. A Vesala do Cardassiano modifica suas interações sociais com outros cardassianos.

© TrekCore. 'Return to Grace': Gul Dukat.

CARDASSIANOS NOTÁVEIS: Durante sua carreira, Gul Dukat serviu como comandante da Segunda Ordem, Prefeito de Bajor, salvador do (e, mais tarde conselheiro militar), conselho Detapa, desgraçado traidor da família, e o líder que negociou a aliança Dominion-Cardassiano. A seguir, tomou seu verdadeiro papel na vida, como o emissário do Pahwraiths, e tentou libertá-los de sua prisão, para eles destruirem Bajor. Antes que ele pudesse fazê-lo, Benjamin Sisko, Emissário dos Profetas, lutou e matou-o. Legate Damar, uma vez assessor de Gul Dukat, assumiu a sua posição como líder de Cardassia após a perda da sanidade de Dukat. Damar encontrou-se cada vez mais ignorado, insultado, e traído por seus "aliados" Dominion e, finalmente, rebelou-se contra eles. Embora morto na década da ação final da rebelião, graças aos seus esforços, a frota Cardassian acendeu a Jem'Hadar, garantindo uma aliança com a Federação e vitória na guerra.

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.