quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Perícias: Primeiros Socorros (INT)

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Física; Não Treinada.

Use esta habilidade para prestar socorro médico a curto prazo para ferimentos leves no campo ou cuidados médicos de emergência. Você pode definir membros quebrados, suturar uma ferida, tratamento de choque, estancar hemorragias, e assim por diante. Você não tem o treinamento para diagnosticar doenças ou realizar procedimentos médicos complexos como a cirurgia, o que requer a habilidade Medicina.

ESPECIALIDADES: Anatomia das espécies (andoriana, humana, vulcana).

TESTE: Faça um teste de Primeiros Socorros para tratar e estabilizar uma pessoa ferida. O teste depende do assunto e do grau da lesão - um personagem Incapacitado torna-se muito mais difícil de se tratar do que aquele que só fica atordoado. Quando um personagem faz um teste bem sucedido de Primeiros Socorros, o indivíduo imediatamente recupera todo o dano causado em seu nível de dano atual, reduzindo efetivamente o seu grau de lesão em um nível.
Exemplo: Um personagem com Saúde 7 sustenta 18 pontos de danos acumulados (efetivamente dando-lhe 4 pontos de dano no nível lesionado). Um teste bem sucedido de Primeiros Socorros alivia os 4 pontos de dano em seu nível de ferimento, deixando-o totalmente Atordoado.

Uma vez que o indivíduo tenha sido estabilizado com Primeiros Socorros, ele pode fazer testes de reação de Vigor (Stamina) para recuperar pontos de ferida adicionais duas vezes por semana (ver 'Cura Natural' no Apêndice).

Os testes de Primeiros Socorros têm uma dificuldade com base na gravidade da lesão ou condição:
  • Simples (TN 5): Fornecer assistência médica para pequenos cortes e arranhões; estabilizar uma pessoa que entrou em estado de choque;
  • Rotina (TN 10): Fornecer cuidados médicos básicos para uma pessoa Atordoada (Dazed);
  • Desafio (TN 15): Fornecer assistência médica menor para uma pessoa ferida (Injured);
  • Difícil (TN 20): Fornecer assistência médica para uma menor pessoa ferida (Wounded);
  • Praticamente Impossível (TN 25): Fornecer cuidados médicos menores para uma pessoa Incapacitada (Incapacitated).

MODIFICADORES ADICIONAIS: o tratamento de um personagem que é ferido a ponto de Quase Morte acrescenta 5 TN para o Praticamente Impossível TN 25. Um tricorder adiciona um +5 bônus quando usado com Primeiros Socorros.

AFINIDADE: Primeiros Socorros ganha um bônus de +1 de afinidade de Ciência Biológica ou Medicina.

TEMPO DE AÇÃO: Minutos variáveis (TN minutos por ação).

TESTE ESTENDIDO: Sim, três ações no máximo.

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.