quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Perícias: Observação (PER)

© TrekCore.com 2005-2013. 'The Man Trap'.

Física; Não Treinada.

Use esta habilidade para perceber detalhes em seu ambiente, pistas que indicam a passagem de um esquadrão Jem'Hadar, a súbita tensão quando bandidos Nausicaan entram na sala ou um parasita neural Denevan escondido em um canto. Embora a maioria das espécies dependam principalmente de sugestões visuais, 'Observação' abrange todos os cinco sentidos.

A habilidade Observação difere de Investigação, pois investigar envolve pesquisas mais completas e sistemáticas de pistas, provas e de objetos escondidos deliberadamente. Observação abrange mudanças ambientais, como: perceber uma queda na temperatura, perceber alguém aprontando contra você, perceber uma vibração estranha numa unidade mecânica, entre outras.

ESPECIALIDADES: Local, escutar, rastrear.

TESTE: Teste de Observação são opostos por testes de habilidade de Discrição quando usado para notar que alguém se esconde ou se move silenciosamente. Rastreando uma pessoa ou animal tipicamente envolve perceber evidência de passagem, pegadas do indivíduo, ramos inclinados, arbustos perturbados, e semelhantes. 

Quando um personagem quer perceber um distintivo, cheirar, ouvir os adversários se aproximando, ou ver um galho, faça este teste como um teste de habilidade padrão com dificuldade com base na natureza do objeto a ser percebido:
  • Simples (TN 5): Observa algo óbvio, como uma tempestade de plasma que se aproxima;
  • Rotina (TN 10): Avista algo incomum ou extraordinário, tais como pegadas em pedra ou ferrugem em um bat'leth supostamente novo;
  • Desafio (TN 15): Avista algo mundano ou sutil, como uma certa pessoa na rua ou alguém sussurrando em uma biblioteca;
  • Difícil (TN 20): Avista algo banal ou um detalhe minucioso, como uma sombra lançada por uma lâmpada na rua ou um fio deitado no tapete;
  • Praticamente Impossível (TN 25): Avista algo minúsculo, como resíduo microscópico.

MODIFICADORES ADICIONAIS: Se o objeto se destaca contra seu ambiente (brilha intensamente, exala um cheiro excepcionalmente forte, faz sons não naturais), adicione um bônus de +2 para seus modificadores físicos normais. Por outro lado, ao tentar perceber objetos que se misturam aos arredores implica uma penalidade -2 para seus modificadores normais. Observação também ganha um benefício de certas tecnologias, tais como binóculos potentes e tricorders (ver Capítulo W: Equipamento, página 170).

AFINIDADE: Observação ganha bônus de +1 de afinidade de Ocultação e Investigação. Observação (Rastrear) ganha um bônus de afinidade da habilidade Sobrevivência.

TEMPO DE AÇÃO: Ação individual (local e escutar), a 5 minutos (rastrear).

TESTE ESTENDIDO: Sim, 3 ações no máximo (oposição local e escutar, sem máximo para rastrear).

Mu, the Padawan
Mu, the Padawan - Sarcástico e introspectivo. Pseudo-contador, adepto da cultura NERD, Blogueiro, RPGista, Trekker, Gamer e, recentemente, Narrador.